Navegação e Campos Magnéticos

Apresentação

Nesta oficina os participantes serão desafiados a construir um modelo de bússola caseira, a navegar pela história das grandes expedições marítimas e desvendar os mistérios dos campos magnéticos.

Você que conhece as histórias das grandes navegações e entende a importância das expedições marítimas, já parou para pensar em algumas questões técnicas? Como os barcos conseguem atravessar um oceano? Por que o Sol é importante na navegação? Por que é necessário saber para que lado fica o Norte? Na oficina, você vai descobrir o que é uma bússola, para que serve e como funciona este instrumento de orientação. Vai aprender como o marinheiro a utiliza na navegação, e de que forma ela pode ser útil no dia a dia. Você sabia que a Terra “controla” a bússola? Já ouviu falar em Rosa dos Ventos e pontos cardeais? Participe da nossa atividade, coloque a mão na massa, construa o seu próprio modelo de bússola e encontre respostas para muitas questões.

Faixa Etária

Indicada para o público de 9 a 12 anos

(A equipe do Museu adora um desafio! Caso deseje agendar essa oficina para outra faixa etária, entre em contato que podemos trabalhar juntos em uma adequação de conteúdo.)

Conceitos abordados e Habilidades

Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, polos geográficos, polos magnéticos, bússola, experimentação.

Materiais

  • Recipiente pequeno para água
  • Uma rolha ou pedaço de isopor
  • Agulha de costura
  • Imã
  • Fita adesiva
  • Régua, caneta, tesoura

Para mais informações entre em contato

https://www.facebook.com/mcunicamp/ https://www.instagram.com/mcunicamp/ https://www.tiktok.com/@mcunicamp